Hipertensão Arterial Infantil
Amostra Científica da Afubra 3013
Hipertensão Arterial Infantil
Esse trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e assistência social de Ituporanga , juntamente com a nutricionista e a escola Leandro dos Santos.
Objetivo Geral identificar e prevenir casos de hipertensão arterial em crianças de 3 á 10 anos, verificando mensalmente as medidas antropométricas dos alunos. Conscientizando as crianças da importância de termos uma boa alimentação e práticas de exercícios físicos para que tenham uma boa qualidade de vida futuramente.
Objetivo especifico
Identificar os principais nutrientes presentes nos alimentos compreendendo a função de cada um deles no organismo.
Elaborar na escola cardápios saudáveis e equilibrados.
Reconhecer que a hipertensão não é um problema que só atinge os adultos.
Reconhecer a importância da prática de esporte desde criança.
Justificativa
A Hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.
A hipertensão arterial infantil tem suas características semelhantes a dos adultos, tendo prevalência de casos da forma primária, com falta de sinais e sintomas que apontem a presença da doença. Isto demanda maior atenção às investigações relacionadas à prevalência dessa doença entre crianças e adolescentes. Em meio aos fatores que contribuem para a origem da hipertensão arterial, destaca-se o estilo de vida pouco saudável, onde se incluem os hábitos alimentares inadequados associados à inatividade física e também ao baixo nível socioeconômico e a obesidade.
Há uma relação ao fato de que a maioria dos fatores de risco para a hipertensão arterial, identificada na vida adulta, é comum também na infância. E as evidências indicam que hábitos inadequados de vida adotados na infância podem repercutir