Hipertensao arterial
A hipertensão arterial, hipertensão arterial sistêmica (HAS), conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial tendo como causas a hereditariedade, obesidade, sedentarismo, alcoolismo, estresse e fumo. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.
Existe um problema para diferenciar a pressão alta de pressão considerável normal, ocorre variabilidade entre a pressão diastólica e a pressão sistólica e é difícil determinar o que seria considerado normal e anormal nesse caso. Na realidade, um aumento das duas é um fator de risco.
Considera-se hipertenso o individuo que mantém uma pressão arterial acima de 14X9, essa situação inspira cuidados e atenção médica pelo risco cardiovascular.
Pressões arteriais elevadas provocam alterações nos vasos sanguíneos e na musculatura do coração, pode ocorrer hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, morte súbita, insuficiências renais e cardíacas.
O tratamento pode ser medicamentoso e/ou associado com um estilo de vida mais saudável.
Sintomatologia
A hipertensão arterial é considerada uma doença silenciosa, pois, na maioria dos caos não são observados quaisquer sintomas no paciente. Quando estes ocorrem, são vagos e comuns a outras doenças, tais como, dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjoos, falta de ar e sangramentos nasais.
Esta falta de sintomas pode fazer com o que o paciente esqueça de tomar seu medicamentos, ou ate mesmo questione a sua necessidade, o que leva a inúmeras complicações.
Classificação
• Classificação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Hipertensão e Sociedade Brasileira de Nefrologia.
|Categoria |PA diastólica (mmHg) |PA sistólica (mmHg) |
|Pressão Ótima