Hipertens O Arterial
A hipertensão arterial é uma doença caracterizada pela alta pressão que o sangue exerce para se movimentar nas artérias. Quando atinge valores maiores que 140/90 mmHg – ou 14 por 9 , é necessário cuidado, porque se não controlada a hipertensão pode acarretar infarto do miocárdio, derrame, insuficiência cardíaca, falência dos rins, edema agudo dos pulmões (pelo acúmulo de sangue), crescimento do coração (mio cardiopatia dilatada hipertensiva) e angina (dor no peito), aneurismas e dissecção de aorta.
Causas
Diagnóstico
Pessoas que têm pressão alta precisam visitar o cardiologista pelo menos a cada seis meses. Já as que têm pressão de até 12 por 8, considerada normal, devem ir ao cardiologista uma vez por ano. As crianças também precisam ter sua pressão acompanhada pelo pediatra. Vale lembrar também que 90% dos indivíduos com mais de 55 anos podem desenvolver hipertensão, mesmo aqueles que nunca tiveram pressão alta.
Tratamento
Para a instituição do tratamento é necessário considerar os valores da pressão arterial e os fatores do paciente. Os pacientes pré-hipertensos não recebem terapêutica medicamentosa, sendo indicadas modificações no seu estilo de vida. Todavia, se estes apresentarem outros fatores de risco como diabetes mellitus, doença renal podem receber medicação para a redução dos valores da pressão arterial para 130/80 mmHg ou menos.Há duas formas de tratamento: sem e com medicamentos.
O tratamento sem medicamentos
Tem como objetivo auxiliar na diminuição da pressão, e se possível evitar as complicações e os riscos por meio de modificações nas atitudes. Sendo elas:
Reduzir o peso corporal através de dieta calórica controlada: substituir as gorduras animais por óleos vegetais, diminuir os açúcares e aumentar a ingestão de fibras
Reduzir o sal de cozinha, embutidos, enlatados, conservas, bacalhau, charque e queijos salgados
Reduzir o consumo de álcool
Exercitar-se regularmente 30-45 minutos, de três a cinco vezes por semana