hiperparatireoidismo
Cada glândula monitora a quantidade de cálcio no sangue e conseqüentemente produz mais, ou menos hormônios da paratireóide.
O Hiperparotiróidismo é uma doença que ocorre quando umas das glândulas paratireóides desenvolvem um tumor.
Esse tumor produz o hormônio da paratireóide em excesso e o libera na corrente sanguínea. O excesso de hormônio da paratireóide viaja pelo sangue e para dentro dos ossos.
O hormônio ativa as células dentro dos ossos e os corroem causando com freqüência Osteoporose, fraturas e dor nos ossos.
A destruição de um osso libera cálcio no sangue e quase todos os pacientes com o tumor da paratireóide têm altos níveis de cálcio no sangue.
Este excesso pode acumular nas artérias aumentando a Aterosclerose em todo corpo, isso pode levar à hipertensão e aumentar o risco de infarto e derrame.
Na presença de níveis mais elevados surgem sintomas como:
- O sistema elétrico do coração causando fibrilação atrial e palpitações.
- O Excesso de cálcio no sangue acumula- se nos rins formando pedras e ás vezes causando falha renal.
-Afetam o cérebro. Pois como usamos cálcio no sistema elétrico dos nossos nervos um alto nível de cálcio está associado a um sistema nervoso mais lento, o que resulta em cansaço, perda de memória e falta de concentração.
-
- O intestino e o estomago, causando freqüentemente Refluxo gastresofágico ou (DRGE) e desconforto abdominal.
O alto nível de cálcio esta associado também á riscos maiores de vários tipos de câncer, incluindo de:
Estima-se que o Hiperparatiróidismo não tratado pode diminuir a expectativa de vida de um paciente em 05 ou 06 anos. Mesmo quando os níveis de cálcio estão apenas levemente elevados. Não há remédios ou outros tratamentos que