hiperatividade infantil
Tema: Hiperatividade Infantil
Profª: Roseane
Turma: NUT1
Equipe:
Brena Frazão
Raquel Oliveira
Thiago Falcão
Fernanda Paiva
Felipe Donza
Lorena Souza
Alerrandre Gonçalves
Paula Braga
O que é Hiperatividade Infantil?
A hiperatividade ou Distúrbio de Déficit de Atenção por
Hiperatividade (DDAH) é um distúrbio comportamental, não uma doença.
A Hiperatividade pode ocorrer em diferentes graus de intensidade, com sintomas variando entre leves a graves. A depender da gravidade destes sintomas, a hiperatividade pode comprometer o desenvolvimento, expressão linguística, a memória e as habilidades motoras.
As causas para a hiperatividade podem ser:
Fatores ambientais como: Lesões cerebrais, epilepsia, certos medicamentos, regime alimentar, intoxicação por chumbo e hereditariedade. A hereditariedade é a causa mais frequente. A primeira ligação foi estabelecida pelo estudo dos parentes de uma criança hiperativa, foi comprovado que uma criança hiperativa tem quatro vezes mais probabilidade de possuir parentes com o mesmo problema. Fatores que podem ajudar são:
Eliminar alimentos processados que contenham corantes, flavorizantes, adoçantes e conservantes; chocolate e cafeína também que deixam as crianças bastante elétricas; procurar matricular a criança em alguma atividade para gastar essas energias, ajuda muito. Desenvolver uma rotina estável em casa e definir horários específicos para comer e dormir.
Papel do nutricionista
Há diversas teorias a respeito do papel do nutricionista na hiperatividade, incluindo o fato de que as crianças podem ter sensibilidade e alergia a determinados alimentos. A melhor maneira para ter certeza que a criança está obtendo todas as vitaminas e os minerais é oferecer-lhe uma dieta saudável e balanceada. Contudo, as crianças cuja dieta é restrita devido a alergias alimentares podem obter uma quantidade insuficiente de determinadas vitaminas e minerais, assim como aquelas