Hip hop
Há quatro estilos principais de Streetdance: no breaking parece que as articulações estão sendo “quebradas” nos movimentos; no popping as articulações parecem estar “saltando” em espasmos musculares; no locking os movimentos das articulações dão a idéia de estarem “trancadas”, restringindo os movimentos; e no freestyle parece haver uma coreografia, mas a ênfase está na improvisação.
No Hip Hop há uma resistência aos movimentos padronizados e é valorizado o estilo pessoal, por isso não há passos que devem ser seguidos. NoStreetdance, de maneira semelhante, a liberdade para criar os próprios movimentos é enfatizada, mas há passos considerados principais e que podem ser combinados em coreografias:
► Funky Chicken (Locking): movimento semelhante a uma ave quando abre as asas preparando-se para vôo.
► Scooby-Doo (Locking): movimentos nas pontas dos pés, jogo de quadril pernas para esquerda e/ ou para direita, braços estendidos.
► Skeetet Rabbit (Locking): no movimento inclina-se o tronco para um lado juntamente com flexão dos joelhos. O nome deste passo é próprio apelido de seu inventor, falecido em 2006.
► Back Slide/Moonwalk (Popping); deslizar para trás.
► Top-Rock (Breaking): movimentos feitos em planos altos.
► Foor-rock (Breaking): “trançando” as pernas continuamente e com as mãos em contato com o solo.
► Freeze (Breakink): finalização do movimento, mantendo uma posição fixa. O movimento Hip Hop é bem mais amplo que uma tendência de moda; consiste em toda uma produção cultural. É a busca por voz própria