Hino Nacional
Creio que é bem apropriado comentar no mês de setembro sobre o Hino Nacional Brasileiro. Nessa copa, assim como em outros jogos, ouvimos muito esse hino, mas muitos não sabem cantá-lo e nem mesmo sabem o significado de algumas de suas palavras. Talvez porque não lhes foi explicado em tempos escolares ou mesmo porque não tiveram curiosidade de saber o que ouvem ou cantam. Aliás, isso também acontece com outras músicas, tanto nacionais como estrangeiras...
História e Informações
A letra do Hino Nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da Lei nº 5700.
Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: sessões cívicas, cerimônias religiosas de cunho patriótico, eventos esportivos internacionais, entre outras. Deve-se sempre olhar em direção à Bandeira Nacional quando se ouve o hino, bem como portar-se corretamente nesse período: mãos para trás, ou estendidas, ou com a mão direita no coração. Por favor, não cruzem os braços. Se não souber cantar, fique calado. Outra coisa: desligue seu celular.
A seguir, apresentamos a letra do hino:
Letras
Hino Nacional Brasileiro
Primeira Parte
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e