Hinduismo
Outros países com populações significativas hinduístas são: Bangladesh Sri Lanka Paquistão Malásia Singapura Ilhas Mauricio Fiji Suriname Guiana Trinidad e Tobago Reino Unido Canadá Estados Unidos
Frequentemente é chamado de “sanatana dharma” por seus praticantes, frase em sânscrito que significa... ‘o caminho eterno da conduta‘. Eterno porque é divino em origem, e caminho de conduta porque se refere a todos os aspectos da vida.
São quatro textos, escritos em sânscrito por volta de 1500 a.C., que
formam a base do extenso sistema de escrituras sagradas do hinduísmo, que representam a mais antiga literatura de qualquer língua indo-europeia. A palavra Veda, em sânscrito significa conhecer. Os vedas consistem de vários tipos de textos, todos datando aos tempos antigos. O núcleo é formado pelos Mantras que representam hinos, orações, encantações, mágicas e fórmulas rituais, encantos etc.
Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje, o Hinduísmo foi dividido em fases para melhor apresentar sua história: Na primeira fase, chamada de Hinduísmo Védico, cultuava-se deuses tribais como Dyaus (deus do céu, deus supremo) que gerou outros deuses.
Na terceira fase percebem-se diferentes adaptações influenciadas por religiões a partir do cristianismo, islamismo e outras. O Hinduísmo Híbrido surgiu então como a agregação de diversas influências.
. Para os hindus:
A trajetória que a alma terá é traçada de acordo com as ações praticadas aqui na Terra (lei do Carma); A libertação final da alma (moksha) determina o fim do ciclo da morte e do renascimento;
Samsara - Ciclo de nascimento, vida e reencarnação
Os rituais hindus devem ser feitos sempre tendo a meditação
(darshan) e a oferenda aos deuses (puja);
A alimentação deve ser vegetariana, pois considera-se a utilização da carne
na alimentação como uma prática impura;
As preces cantadas (mantras) devem ser dedicadas a todos os deuses;