hilbert
Seus estudos básicos foram na Universidade de Königsberg onde ele estudava idiomas, principalmente, o latim, pois era muito jovem e sua mãe o aconselhava que se dedicasse a algo mais fácil, porém, prazeroso.
Durante um semestre, ele visitou a Universidade de Heidelberg para assistir a conferências sobre equações diferenciais com o conferencista Leonard Fuchs.
Em 1882, Hermann Minkowski, um estudante com apenas dezessete anos e que estudava na mesma universidade de Hilbert, ganhou o prestigioso prémio Grand Prix des Sciences Mathématiques des Académie des Paris.
Em 1883, depois que Heinrich Weber ¾ colaborador de Richard Dedekind na teoria de funções algébricas ¾ professor na Universidade de Königsberg e que Hilbert era seu aluno, viajou, Ferdinand Lindemann foi designado para ser o seu sucessor. A influência de Lindemann causou em Hilbert um interesse eloquente pela teoria dos invariantes.
Em 1884, Hilbert deu os primeiros passos de sua carreira ¾ juntamente com Minkowski que tornou-se seu amigo ¾ terminando, nesta universidade, a sua dissertação inaugural, sob a supervisão de Lindemann, com a tese intitulada " Über invariante Eigenschaften specieller binärer Formen, insbesondere der Kugelfunctionen " recebendo o título de Doutorado - Ph.D - Doctor Philosophie Human - em 1885. Nesse mesmo ano, defendeu publicamente duas teses recebendo o grau de Doutor em Filosofia. Adolf Hurwitz, professor assistente da referida universidade desde 1884, sugeriu a Hilbert que visitasse a Europa para conhecer os grandes matemáticos