Higiene
Estudo Dirigido - Higiene e Segurança no Trabalho
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
Sumário
Introdução
Higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente, seja pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implementação de práticas preventivas.
Objetivo
O Objetivo do relatório é informar sucintamente os seguintes tópicos;
* Ambiente físico de trabalho * Ambiente psicológico de trabalho * Aplicação de princípios de ergonomia * Saúde ocupacional * A Importância da CIPA na Empresa * PPRA e PCMSO
Ambiente físico e psicológico de trabalho
Um ambiente de trabalho pode ser um lugar perigoso, não apenas para os operários que devem usar equipamentos e substâncias perigosas, mas também para os trabalhadores de escritório. Muitos perigos têm conseqüências imediatas, como uns ferimentos sofridos em um acidente, outros somente são diagnosticados com o tempo.
Um ambiente de trabalho agradável pode melhorar o relacionamento interpessoal e a produtividade, assim como reduzir acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade do pessoal. Fazer do ambiente um local agradável para se trabalhar tornou-se uma verdadeira obsessão para as empresas bem-sucedidas.
Os principais itens do programa de higiene do trabalho geralmente envolvem:
A - Ambiente físico de trabalho: refere-se às circunstancias físicas que envolvem o colaborador enquanto ocupante de um cargo, na organização. Os Itens mais importantes são:
B- Iluminação adequada: refere-se à quantidade de luminosidade que incide no local de trabalho do colaborador,