Higiene
–
Resíduos Hospitalares
Trabalho elaborado por:
Daniela da Assunção Pires Nº 14
Liliana Filipa Queiroz Alves Nº19
Bragança, Março 2015
Módulo 4
–
Resíduos Hospitalares
O presente trabalho foi efectuado no âmbito da disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais, para explicar o que são resíduos hospitalares e ficar a perceber melhor em que consistem estes resíduos e quais os tipos que existem.
Este relatório está sob a orientação da Formadora Enf ª Andreia Fernandes que lecciona a disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais.
Trabalho elaborado por:
Daniela da Assunção Pires Nº 14
Liliana Filipa Queiroz Alves Nº 19
Bragança, Janeiro 2015
Índice
1. Introdução 4
2. Resíduos Hospitalares 5
2.1. Definição resíduos hospitalares? 5
2.2. Origem dos resíduos hospitalares 6
3. Diferentes tipos de resíduos hospitalares 6
1. Introdução
2. Resíduos Hospitalares
2.1. Definição de Resíduos Hospitalares
Os resíduos de serviços de saúde (RSS), comumente associados à denominação lixo hospitalar ou resíduo hospitalar, é o nome que se dá aos resíduos originários de ações em hospitais. São divididos em: resíduos sólidos; resíduos em estado sólido ou semi-sólido e líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos.
Representam uma fonte de riscos à saúde humana e ao meio ambiente, devido principalmente à falta de adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo das diferentes frações sólidas e líquidas geradas, como materiais biológicos contaminados e objetos perfurocortantes, peças anatômicas, substâncias tóxicas, inflamáveis e radioativas.
2.2. Origem dos Resíduos Hospitalares
Tem origem em hospitais, farmácias, clínicas veterinárias (exemplos: algodão, seringas, agulhas, restos de remédios, luvas,