Higiene e segurança no trabalho
A Ata é uma transcrição oficial de uma reunião (funciona como um resumo fiel e claro das ocorrências e/ou atos que aconteceram em uma reunião/ação/assembleia). Nela é possível saber todos os dados relativos a uma reunião. Normalmente é escrito pelo secretário(a) da sociedade e consta com a data, horário, local, número e nome dos presentes, a ordem do dia, as aprovações e deliberações tomadas durante a reunião. Ela é um documento que prova a realização da reunião e tudo o que aconteceu.
Ao ler uma ata é possível saber exatamente o que aconteceu minuciosamente durante o transcorrer da reunião e é possível encontrar o que cada integrante da reunião ficou encarregado em executar. Além disso é um registro histórico fidedigno que nos permite as gerações futuras contar a história da maneira como ocorreu e tirar dúvidas sobre procedimentos e processos. Sua importância está na preservação da ordem dos acontecimentos e na manutenção viva do passado da instituição. Deve ser escrita em livro oficial da instituição, denominado LIVRO DE ATAS. E não se esqueça ela tem que ser assinada por quem a redigiu e pelo presidente. Se possível coloca todo mundo que estava na reunião para assinar (ganha mais veracidade e legalidade além de preservar as assinaturas na história da sociedade). Outra dica importante é que a Ata não deve conter rasuras ou ser utilizado líquidos corretivos.
LIVRO DE ATAS (sua importância)
O livro de Atas é onde será possível registrar todas as reuniões que ocorreram na sociedade. Sua importância é histórica e organizacional. Histórica porque podemos, no decorrer dos anos, verificar datas, presenças e atos com minuciosa precisão e veracidade. Já a importância organizacional dá-se por ser um instrumento onde estão registradas todas as atas evitando-se que se perca no tempo, seja destruída ou consumida e, principalmente, seja um "local" onde se é possível verificar, com clareza, as decisões tomadas. Todas as atas deverão estar registradas no livro