Higiene e segurança no local de trabalho
É sabido que actualmente a vertente humana ocupa um lugar preponderante quer no processo industrial quer noutros sectores de actividade. Se outrora esta componente assumia um papel secundário, dando-se primazia à produtividade em detrimento das condições de trabalho, é certo que hoje prevalece a ideia de que a produtividade é também ela afectada por situações que decorrem de uma adaptação correcta ou não, do trabalhador ao ambiente envolvente do seu local de trabalho.Assim, a higiene e a segurança são duas actividades que estão intimamente relacionadas com o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa. A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afectar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).
A segurança do trabalho propõe-se combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.
FACTORES QUE AFECTAM A HIGIENE E SEGURANÇA
Dadas as especificidades de algumas actividades profissionais, as quais acarretam algum índice de perigosidade, é necessário que sobre as mesmas incidam procedimentos de segurança para que as mesmas sejam desempenhadas dentro de parâmetros de segurança para o trabalhador. Nesse sentido, é necessário fazer desde logo um levantamento dos factores que podem contribuir para ocorrências de acidentes, como sejam:
Acidentes devido a CONDIÇÕES PERIGOSAS;
Máquinas e ferramentas
Condições de organização (Lay-Out mal feito, armazenamento perigoso, falta de Equipamento de Protecção Individual – E.P.I.)
Condições de ambiente físico, (iluminação, calor, frio,