Higiene e Segurança do trabalho
É a ciência que atua no campo da saúde ocupacional, aplicando os recursos daEngenharia e da Medicina do trabalho, buscando prevenir ou minimizar as doenças do trabalho e os riscos ambientais.
A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem-estar das pessoas, protegendo-o dos fatores de risco à saúde associados ao seu trabalho tanto as tarefas que ele executa no seu cargo quanto o ambiente físico onde elas ocorrem.
HIGIENE DO TRABALHO
É uma atividade preventiva da saúde e do conforto do trabalhador, que visa impedir a instalação ou o agravamento de doenças, além dos conseqüentes afastamentos dos empregados.
Com relação a saúde física, o local de trabalho constitui a área de ação da higiene do trabalho, envolvendo aspectos ligados à exposição do organismo humano a agentes externos como ruído, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. Um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos, como visão, audição, tato, olfato, e paladar.
Para a saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais como por exemplo o estresse.
PRINCIPAIS OBJETIVOS DA HIGIENE DO TRABALHO
Prevenir o surgimento de doenças ou lesões,
Reduzir os efeitos prejudiciais do trabalho em indivíduos doentes ou portadores de deficiência física,
Eliminar as causas das doenças profissionais,
Manter a saúde do trabalhador,
Manter / aumentar a produtividade
Os principais itens dos programas de higiene do trabalho são:
1. Ambiente físico de trabalho:
Iluminação,
Ventilação,
Temperatura e
Ruídos.
2. Ambiente Psicológico de trabalho:
Relacionamentos humanos agradáveis,
Tipo de atividade