Higiene e Segurança do trabalho
Elaborar um “Plano de Ação”, levando em conta os conhecimentos adquiridos relativos aos: tipos de acidentes, atos inseguros e condições inseguras, levantamento dos riscos ambientais e mapas de riscos, Áreas de Vivência e Operacionais, EPI´s e EPC´s, Cores de Segurança, Prevenção e Combate a Incêndios e Ruídos.
O Plano de Ação terá por objetivo a criação de um sistema de mecanismos de segurança, adaptados as organizações existentes, visando a implementação de medidas preventivas relativas a gestão de riscos, a minimização e identificação das falhas, através de um quadro que sintetiza os planejamentos.
O foco do planejamento é a obra de um edifício de 40 (quarenta) pavimentos. Nesta construção está previsto o seguinte quadro funcional:
- 45 serventes; - 01 técnico de segurança;
- 25 pedreiros; - 01 tecnólogo constr. Edifícios;
- 12 carpinteiros; - 01 técnico em edificações;
- 08 armadores; - 02 administrativos de obra;
- 04 encanadores; - 01 mestre de obras;
- 06 eletricistas; - 01 apontador e 01 almoxarife;
- 04 operadores; - 04 encarregados;
Abaixo tabela modelo de planejamento, a partir do 5W 2H:
Para preencher as colunas “o que” e o setor responsável, é necessário antever as etapas da construção, verificar as instalações do canteiro de obras (elaborado em TECON 1) e o mapa de riscos para saber identificar inclusive os responsáveis. As próximas colunas irão fazer parte do planejamento futuro a ser discutido entre o pessoal Administrativo para montar um relatório chamado de PCMAT.
Deverá se elaborado em grupos com três componentes, sendo 06 grupos no total. A data de entrega será no dia 18 de novembro, impreterivelmente.