Higiene e segurança do trabalho
Indispensável:
Conhecer todas informações dos produtos químicos que serão armazenados.
Ter no laboratório, almoxarifado e segurança do trabalho todas as fichas de informações de segurança de produtos químicos FISPQ e MSDS, dos produtos químicos armazenados. Bem como o prévio conhecimento das informações de segurança referente ao armazenamento dos produtos químicos.
Todas as embalagens devem estar devidamente rotuladas, identificadas e em perfeito estado de conservação.
Alguns princípios fundamentais deverão ser levados em conta para estocagem:
- Redução do estoque ao mínimo.
- Estabelecer segregação adequada.
- Isolar ou confinar certos produtos.
Redução de estoque: O laboratório deve ter um ágil sistema de controle de estoque, integrados aos demais laboratórios e departamentos da Instituição. Se possível adquirir os produtos químicos somente de acordo com as necessidades, embora isso acarrete um trabalho burocrático maior, mas subsidiará uma estocagem mais segura. Segregação: Separação segundo as características inerentes as substâncias e suas incompatibilidades. Por questões de segurança não dispusemos no site as tabelas de incompatibilidades entre produtos químicos, pois há o receio de uso indevido. Dependendo das dimensões do estoque e do espaço do almoxarifado a segregação poderá ser feita através de estantes.
Características das estantes:
Estantes:
- Metálicas devidamente aterradas eletricamente ( para os produtos corrosivos as estantes metálicas não são adequadas).
- Alvenaria, madeira. Todas as prateleiras devem ser devidamente afixadas ( solo, teto e parede) ter sistemas de anteparo tanto frontal como laterais de 0.10m(dez centímetros), para evitar quedas de frascos, é recomendável que tenham sistemas de contenção de líquidos, tenham altura não superior a 2m(dois) metros.
Armários:
Armários protegidos:
Armários especiais para