Higiene e saúde corporal
A higiene corporal envolve os hábitos de limpeza de todo o corpo, como os cuidados com os cabelos, pele, mãos e unhas além da higiene íntima. Esses hábitos devem ser constantes e as pessoas precisam ter o conhecimento das doenças que se evita ao cuidar da limpeza do corpo.
Além proteger de doenças, a higiene pessoal também aumenta a auto-estima.
Histórico da higiene corporal no Brasil
Os hábitos de higiene no Brasil não eram tão cultivados antigamente. Em 1800, as residências não tinham banheiros e tudo era feito em penicos e bacias, que eram levados para longe pelos escravos. Em 1808, a família Real instalou água encanada no município do Rio de Janeiro, o primeiro no país a ter água encanada.
Algumas doenças que podem ser causadas pela falta de higiene
Dermatoses: O grupo das dermatoses está ligado à piodermites, que é uma infecção inflamatória provocada por bactérias nas camadas da pele. São transmitidas pelo contato principalmente, durante os períodos quentes e úmidos.
Foliculites: São folículos pilosos inflamados que causam coceiras em locais com pelos.
Micose de Praia: Pode surgir em outros ambientes apesar de seu nome. É causando por um fungo que se espalha pela pele, causando manchas arredondadas na nuca, nas costas e no peito. Pode ser evitada com banhos diários e com o hábito de secar bem o corpo. O tratamento é feito com a utilização de antimicóticos.
Higiene do rosto
Nossa pele tem impurezas que devem ser retiradas para que não haja o acumulo delas. Sendo assim, lavar o rosto diariamente com sabonete é importante para que a pele continue sempre limpa.
Consequencias: espinhas e cravo
Banho
A pele humana possui milhões de glândulas que produzem suor e substâncias parecidas com sebo. Sem limpar a pele vai surgir um acumulo gradativo dessas substâncias, que se somam a sujeiras exteriores. O banho faz bem para a saúde de quem toma e também para pessoas que convivem com ela. É importante que a pessoa tome banho