Higiene e profilaxia em laboratorio
Higiene:
É um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde. É derivada da deusa grega da saúde, limpeza e sanitariedade.
Profilaxia
O termo “profilaxia”, na medicina, é usado para designar um conjunto de medidas que visam à prevenção de doenças ou mesmo o ramo da medicina que estuda a prevenção das doenças.
Assepsia:
A Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isenta de bactérias. A Antissepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com antissépticos.
Antissepsia
Antissepsia é o método através do qual se impede a proliferação de microrganismos em tecidos vivos com o uso de substância química (os antissépticos) usada como bactericidas ou bacteriostáticos.
Desinfecção – é o processo pelo qual se destrói particularmente os germes patogênicos e se inativa sua toxina ou se necessariamente destruí-los.
Descontaminação – é o ato de redução ou remoção dos microrganismos de objetos inasimadas por métodos quimioterápicos tornando mais seguros de manuseadas ou tocadas.
Esterilização – a susceptibilidade dos organismos ao calor é muito variável e dependem alguns fatores.
Esterilização por Calor Seco - a incineração afeta aos micro-organismos, são carbonizados ou consumidas pelo calor assim usa a chama para esterilizar (flanbagem e fulguração).
Esterilização por Calor Úmido – fervuras oferece esterilização completa, uso de água vapor + calor.
Esterilização Produto Químico – Formoldeildo (Formol) Acido Peracetico, Desinfetantes Oxido Etileno; é utilizado um germicida que destrói toda forma de micro-organismo inclusive esporos
Desinfecção Terminal – é aquela realizada nas roupas, objetos de uso pessoal e no ambiente do individuo infectado.
Desinfecção Corrente – é aquela realizada nas dependências hospitalares, o mais rápido possível, após a retirada