Higiene e Medicina do Trabalho
Explique qual a diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional. Discorra duas situações hipotéticas que diferem as situações.
Respostas:
A principal diferença entre o Acidente de Trabalho e Doença Ocupacional é o tempo em que o trabalhador precisa sofrer dano de determinada causa para ter suas capacidades afetadas.
Acidente de Trabalho
Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
Como exemplo, imagine um Operador de Empilhadeiras, movimentando cargas pela área fabril, que por uma fatalidade cai em um vão presente no chão da empresa. A carga em questão desaba em cima do Operador de Empilhadeira e causa uma fratura múltipla em sua perna.
Doença Ocupacional
“Doenças ocupacionais são as moléstias de evolução lenta e progressiva, originárias de causa igualmente gradativa e durável, vinculadas às condições de trabalho”.25 A legislação em vigor subdivide e equipara as doenças ocupacionais em: doença profissional e doença do trabalho, conforme artigo 20, incisos I e II da Lei 8.213/1991.
Vamos tomar como exemplo o mesmo Operador de Empilhadeiras. Este trabalhador passa o dia todo movimentando cargas pela área fabril, principalmente no setor de produção que possui diversas máquinas que geram ruído excessivo. Por irresponsabilidade do trabalhador e da empresa, o uso de EPIs não é fiscalizado e o trabalhador não utiliza protetores auditivos. Logo a exposição contínua a esta condição insalubre pode gerar um dano permanente e progressiva, gerando por sua vez uma doença ocupacional, no caso uma possível surdez.
Concluindo, o Acidente de Trabalho é algo que afeta