Higiene ocupacional
A Higiene Ocupacional é uma ciência e uma arte que tem por objetivo o reconhecimento, avaliação, análise e controle dos agentes agressivos nos postos de trabalho, prevenindo contra riscos operacionais que possam gerar acidentes de trabalho ou provocar enfermidades, prejuízos à saúde e mal-estar, desconforto significativo e ineficiência nos trabalhadores ou entre as comunidades vizinhas e ao meio ambiente.
A Higiene Ocupacional cuida do ambiente de trabalho para prevenir doenças ou lesões nos trabalhadores, provenientes de atividades em ambientes de trabalho como calor, ruído, vibração, manuseio de substâncias químicas, bioaerossóis, agrotóxicos etc. É uma especialização de importância crescente, pois a conscientização de que o ambiente de trabalho não deve causar danos à saúde do trabalhador tem se imposto infelizmente à custa de muitas vidas.
Bioaerossóis: Dispersão aérea de partículas orgânicas ou inorgânicas que contêm o todo ou partes de entidades biológicas, tais como bactérias, vírus, fungos ou esporos.
Segundo a OIT (Organização das Nações Unidas) quase 2 em cada 3 trabalhadores no mundo inteiro estão expostos à substâncias químicas, estimando-se que 1,5 a 2 milhões de pessoas são afetadas.
A Higiene Ocupacional é uma ciência que possui caráter essencialmente multidisciplinar, envolvendo a atuação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, tais como: Bioquímica, Engenharia Física, Medicina, Química, Saúde Pública, Toxicologia e outras afins que se dedicam aos estudos dos agentes biológicos, físicos e químicos presentes nos ambientes de trabalho, considerando as características e individualidades de cada trabalhador, as atividades exercidas e as condições operacionais e ambientais de trabalho.
Os riscos que nos rodeiam...
São os agentes: Físicos, Químicos, Biológicos, Acidentes e Ergonômicos presentes nos ambientes de trabalho capazes de produzir danos à saúde, quando