Higiene ocupacional e segurança no trabalho
SEGURANÇA INDUSTRIAL
Engenheiro de Segurança do Trabalho
2012
2
1. HIGIENE OCUPACIONAL E SEGURANÇA NO TRABALHO
1.1 Segurança do Trabalho
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Tais medidas são de caráter técnico, educacional, médico, psicológico e motivacional.
Além de ser uma obrigação legal para a empresa, a segurança do trabalho é também uma atividade de valor técnico, administrativo e econômico para a organização e de inestimável benefício para os empregados, suas famílias e para a sociedade.
Quanto mais bem aplicadas as medidas de segurança do trabalho, maior a probabilidade de êxito na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. É o óbvio que nem todas as empresas podem comprovar por experiência própria. As que registram essa experiência podem assegurar que a segurança do trabalho, racionalmente aplicada, resulta em: estabilidade operacional em razão do equilíbrio permanente da mão de obra; melhor produtividade, devido ao bom estado de espírito de quem trabalha em lugar seguro; menor número de reparos em maquinaria e instalações e menos desperdício de materiais. mais estabilidade nos custos operacionais; melhor ambiente social na empresa; melhor imagem da empresa na comunidade e diante das autoridades competentes. As questões de saúde e segurança no trabalho são objetos de atenção contínua nos diversos segmentos industriais, pois as conseqüências apresentadas pelos acidentes e doenças do trabalho afetam tanto aos trabalhadores, a indústria, o governo e a sociedade, como um todo.
1.2 Higiene Ocupacional
Ciência e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle daqueles fatores ou tensões ambientais, que surgem no ou do trabalho, e que podem causar doenças, prejuízos à saúde ou