Higiene nas crianças
As crianças cuidadas em Centros de Educação Infantil têm mais riscos de adquirir infecções devido aos fatos que na sala de aula, elas têm contato interpessoal muito próximo, e como são crianças elas não têm o sistema imunológico completo, usam fraldas, e ainda levam as mãos a boca, mas essas infecções podem ser culpa dos pais, devido que eles não levem a criança para fazer as vacinas.
Mas ações como “deixar” um ambiente mais saudável e agradável, com poucos riscos colaboram para a não transmissão de doenças.
Estas bactérias e vírus que provocam algumas doenças, podem “penetrar” no corpo humano através da respiração, da ingestão de água e alimentos contaminados, infecções, por contato, transmissão por vetores e ainda por outras vias como pelo sangue.
Os funcionários devem ter hábitos, como, tomar banho todo dia, lavar a cabeça com freqüência, manter os cabelos curtos ou presos, escovar os dentes e manter as unhas limpas e curtas.
A lavagem das mãos é um caso mais “delicado”, pois todo procedimento é feito com as mãos, elas devem ser lavadas corretamente e com bastante atenção, pois a vários lugares em que as pessoas esquecem de lavar.
É importante ter aventais claros, pois nestes a sujeira é identificada mais facilmente do que nos lençóis escuros, e o indivíduo acaba usando este por mais tempo, pensando que está limpo.
Para o banho da criança deve ter a toalha, sabonete, shampoo, e demais produtos de higiene próprios de cada criança, com identificação. A roupa suja “deve” ser acondicionada em sacolas plásticas.
Ao trocar a fralda das crianças, nunca deve deixar a criança sozinha no trocador, pois elas podem cair e “mexer” nas fezes, ou na fralda suja.
Na escovação dos dentes que deve ser feita em todas as faces dos dentes, com movimentos circulares da gengiva para o dente, e importante que cada criança deve ter a sua própria escova, e esta não podem entrar em contato umas com as outras, dentro de um mesmo