Higiene industrial
HIGIENE INDUSTRIAL
É a ciência que tem como objetivo antecipar, reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ou agentes do ambiente de trabalho, que podem causar danos à saúde do trabalhador.
HIGIENE OCUPACIONAL
É uma ciência voltada à prevenção de riscos à saúde oriundos do ambiente ou atividade profissional, e de várias outras ciências para atingir seu objetivo. A exposição profissional a um dado agente pode levar ao aparecimento de uma doença que pode não ser considerada profissional e até mesmo não receber cuidados médicos.
O Higienista não deve preocupar-se somente com doença graves, mas também com pequenos desvios de saúde e do bem estar, não somente do trabalhador, mas também de toda a comunidade na qual a empresa e trabalhador estão inseridos.
Princípio de Atuação
• Antecipação – identificar os potenciais de riscos e perigos à saúde, antes que um determinado processo industrial seja implementado ou modificado, ou que novos agentes geradores de riscos sejam introduzidos no ambiente de trabalho. • Reconhecimento – análise e observação do ambiente de trabalho a fim de identificarmos os agentes existentes, os potenciais de riscos a eles associados e qual a prioridade de avaliação ou controle existe neste ambiente. • Avaliação – Designa principalmente as medições e monitorizações que serão conduzidas no ambiente de trabalho. • Controle – Está associado a minimização ou eliminação dos potenciais de exposição, antecipados, reconhecidos e avaliados no ambiente de trabalho.
O QUE É RISCO E O QUE É PERIGO?
O QUE É RISCO E O QUE É PERIGO?
PERIGO Situação ou fonte potencial de dano em termos de acidentes pessoais, doenças, danos materiais e ao meio ambiente de trabalho, ou a combinação dos mesmos
RISCO Combinação da probabilidade e gravidade (Conseqüência) de um determinado evento (perigo) ocorrer.
(ACGIH) (American Conference Governmental Industrial Hygienists