Higiene do trabalho
Meta
Apresentar o risco físico: temperatura extrema (calor).
Objetivos da aula 1. identificar e conceituar o risco físico: temperatura extrema de calor; 2. distinguir os malefícios causados pelas temperaturas extremas à saúde do trabalhador; 3. aplicar as formas de medição e avaliação das temperaturas ex- tremas de calor;
4. exemplificar as medidas preventivas.
Pré-requisitos
Para um melhor aproveitamento desta aula, você precisa rever: • a tabela que relaciona o tipo de atividade e exposição ao calor, na Aula 8 da disciplina de Higiene do Trabalho; • os conceitos de frações e média aritmética simples e média arit- mética ponderada, nas Aula 1 e 13 de Estatística Aplicada.
Fonte: www.sxc.hu/photo/1018822.
Aula 3 | Risco físico: temperaturas extremas (calor)
55
e-Tec Brasil
Tá quente!
Você já se queimou na cozinha? Foi pegar aquele bolo no forno e não pro- tegeu bem as mãos com o pano de prato? Ou estava fritando um pastel e pulou gordura na sua mão? Ou se descuidou e pegou no cabo da chaleira quente? Ou tomou aquele banho de sol, dormiu e quando acordou... es- tava vermelho como um pimentão e não se sentindo bem? Essas situações exemplificam um dos males que temperaturas extremas de calor podem nos causar.
Nesta aula, veremos mais a fundo o que acontece no nosso corpo em situ- ações de calor extremo e quais medidas devemos tomar para diminuir esses efeitos. Na próxima aula, veremos o que acontece sob condições de frio extremo. Você sabe o que é calor?
Calor é a energia térmica em transição. Ou seja, é a transferência de energia térmica de um corpo para outro. Isso ocorre com corpos com temperaturas distintas. O corpo com maior temperatura transfere calor para o corpo com menor temperatura. Eles trocam calor até que atinjam a mesma temperatura
(equilíbrio térmico).
Um exemplo simples em que observamos esse fenômeno é