higiene do trabalho
Características:
Os instrumentos oferecem o resultado da medição que avalia os riscos à saúde do trabalhador, que quantificam a exposição do trabalhador comparado aos seus limites possíveis e aceitáveis. Permitem identificar níveis, intensidades, concentrações, volume entre muitas outras características.
Tipos:
Os instrumentos de medição podem ser digitais ou analógicos. Eles avaliam:
Riscos físicos como: o ruído, vibrações, calor, frio, radiações ionizantes e não ionizantes, iluminância.
Riscos químicos como: gases, poeiras, vapores, neblinas, névoas, fumo.
Riscos biológicos como: Fungos e Bactérias.
DECIBELÍMETRO
Chamado também como Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS). Como o nome já diz, é um equipamento utilizado para medir a pressão sonora simultaneamente à ocorrência do som. É composto por microfone, atenuador, circuitos de freqüências, circuitos de equalização, circuitos integrados e painel mostrador, deve ser calculado como prescreve a NR 15.
DOSÍMETRO
É um aparelho trabalhista, proporciona à dose de ruído a qual o trabalhador esta sujeito durante um tempo pré-determinado.
Oferece resultados em percentual da exposição aos sons seguindo os critérios da NR 15. Existe ainda o dosímetro de bolso e dosímetro individual analisados respectivamente a um condensador dotado de uma pinça para fixação e este a um calculo de dose absorvida pelo portador.
DETECTOR DE GÁS – ALTAIR 4
Mede diferentes gases e vapores presentes no ambiente de trabalho como: O2, H2S, CO, gás combustível entre outros. Permite visualização simultaneamente às concentrações dos gases, condições de alarme, status da bateria, ajuste dos pontos de alarme, e a leitura de concentração do pico. Geralmente são instrumentos de leitura direta, com sensores eletroquímicos.
MONITOR DO IBUTG(Índice de Bulbo