Higiene da pessoa idosa no domicílio
- Higiene da Pessoa Idosa
Objectivos:
Executar cuidados de Higiene totais e parciais à pessoa idosa, conforme o grau de dependência;
Descrever e executar medidas de higiene geral relativas ao meio que envolve a pessoa idosa.
Conteúdos:
Cuidados de Higiene o Cuidados parciais
- Cabelo
- Pele
- Ouvidos
- Olhos
- Boca- prótese, dentes e língua
- Mãos
- Pés
- Unhas
- Períneo e órgãos genitais. o Cuidados totais
- Banho na banheira/chuveiro
- Banho na cama o A pessoa idosa dependente o A pessoa idosa independente
Higiene geral o Limpeza e desinfecção do quarto o Limpeza e desinfecção das instalações sanitárias o Limpeza e desinfecção de outras instalações o Limpeza e desinfecção do material de uso na higiene individual o Limpeza e desinfecção das mãos o Esterilização e desinfecção o Lixos
- Agente em Geriatria
Cuidados de Higiene – higiene pessoal
A higiene, é um aspecto dos cuidados que temos com o nosso corpo através dos quais realizamos um conjunto de actividades destinadas a manter um bom estado de saúde.
Está ligada a práticas e valores individuais e socioculturais.
Através das práticas de higiene, não só se previne o aparecimento de doenças ou de complicações do estado de saúde da pessoa protegendo a pele e as mucosas (hidratandoa, eliminando células desvitalizadas, estimulando a circulação, etc.), como também se aumenta a sensação de conforto e bem-estar (eliminando o mau cheiro, promovendo o relaxamento, etc.)
A higiene é uma das actividades em que os profissionais de geriatria devem tentar estimular e incentivar à participação da pessoa, por muito limitada que esta seja.
A hora do banho ou duche desse ser também um momento que estimule o vínculo entre a pessoa cuidada e a equipa cuidadora. No entanto, e dado que é uma área de grande intimidade, é imprescindível agir com respeito, delicadeza e empatia.
Referir-me-ei, em concreto, às acções de higiene que se