Higiene Bucal
Cuidar da saúde tem sido o foco de muitas pessoas, porém muitos se preocupam apenas com a estética corporal, peso, cabelo, etc. esquecendo que existem tantas outras áreas importantes que merecem atenção.
A atenção à saúde bucal é, por vezes, desprezada por uma boa parte da população. Boa parte das pessoas não tem seguido a risca a orientação do dentista, o que resulta em uma má escovação e uma péssima higiene bucal.
A higiene bucal é o principal fator de saúde da cavidade oral. Assim, quase todas as doenças que afetam a cavidade oral podem ver a sua progressão travada pela existência de uma correta e eficaz higiene.
A higiene oral é o processo que resulta da remoção eficaz dos restos dos alimentos dos dentes e que dificulta o desenvolvimento das bactérias que os destroem e que provocam doenças como as cáries e as gengivites. Assim, manter uma boa higiene oral é um dos cuidados mais importantes que se deve ter no que diz respeito aos dentes e gengivas.
É muito comum a realização da escovação de forma mais básica, com movimentos rápidos e horizontais – tipo de escovação mais frequente. Porém, tais movimentos, se contínuos, acarretam retrações gengivais podendo ocasionar problemas mais sérios em toda região bucal.
A má escovação conduz a boca, de forma geral, ao acúmulo de bactérias responsáveis por diversos problemas bucais, além do favorecimento ao aparecimento de doenças que ocasionam, posteriormente, a perda dos dentes.
A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes, principalmente as cáries, podem ser evitados simplesmente com uma escovação correta e o uso do fio dental.
A escovação ineficiente permite o acumulo e o aumento da placa bacteriana, que é uma maça de bactérias que causa cáries. O tártaro ou cálculo dental, nada mais é do que a placa bacteriana, que é calcificada pelos sais que existentes na saliva.
A cárie é uma doença que provoca a descalcificação e a desintegração do dente devido ao acúmulo da placa bacteriana