High School
Ligação com a Terra:
Poucos povos do mundo são tão presos à terra como os bascos. É uma relação profunda que dura, pelo menos, 150 000 anos, idade dos primeiros vestígios da ocupação humana na região.
A Geografia:
É uma região encravada entre a rudeza do Mar Cantábrico e as imponentes montanhas ibéricas, num espaço pequeno, menor que a Bélgica, contribuiu para este isolamento deste povo , que, se de um lado ficou privado de um contato maior com o mundo, de outro garantiu sua existência por muitos séculos.
As Invasões:
Depois de sobreviver as invasões sucessivas de romanos, visigodos e mouros, os bascos foram dominados politicamente pelos castelhanos, mas souberam preservar uma cultura que remonta à Idade da Pedra.
A Cultura:
Na confusão de etnias e línguas da Europa, que traçaram tantos mapas ao longo dos anos ,os bascos conseguiram a façanha de manter quase intactos seu território, sua cultura e suas tradições. Nada mau para aquele que é considerado o povo mais antigo do continente europeu. Diante deste fato, é até compreensível que os bascos lutem há tanto tempo para preservar sua identidade.
País Basco:
Apesar do nome , o País Basco não é uma nação independente, mas goza de suficiente autonomia.
A Língua:
A língua falada no país basco é a mesma ha 4000 anos, " O euskera ", por isso é o mais antigo. É uma língua não latina, cuja origem é desconhecida e não apresenta nenhuma semelhança com as demais línguas faladas no continente. O "euskera" tem desempenhado um papel fundamental na preservação da unidade cultural do povo basco e desafiado, de todas as formas o governo espanhol, para obter sua independência. Localização:
O País Basco é uma região autônoma localizada ao norte da Espanha, junto ao Golfo de Biscaia, no oceano Atlântico. Divide-se em três províncias: Álava, Biscaia e Guipúzcoa.
A População:
A