hierarquia urbana
Hierarquia urbana é a definida em diferentes graus de influência que as cidades possuem de uma rede urbana, como a quantidade e a qualidade de serviços oferecidos. Portanto, quanto maior o leque destes serviços, maior a influência econômica, política e cultural exercida pelas cidades, que pode chegar s polarizar toda a rede urbana local, regional ou até mesmo nacional. Esta teoria está relacionada com o ranking de cidades, desde a menor até a que tem maior população e mais serviços e bens considerados centrais, bem como população.
Conforme o alcance da participação dos centros urbanos no fluxo de comércio e de serviços exerce influência sobre uma região ao seu redor. São cidades como Caxias do sul (RS), Cascavel (PR), Juazeiro do norte(CE) e Vitória da Conquista(BA).
Capitais regionais: são centros urbanos que tem influência sobre as áreas em torna dele, como Teresina (PI), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Campo Grande (MS).
Metrópoles: Centros urbanos que, pela importância e pela influencia, se sobrepõem as capitais regionais polarizadas em torno deles. É o caso de Belém (PA) e de Manaus (AM), na região Norte; de Recife (PE) e de Salvador (BA), na região Nordeste; de Goiânia (GO), na região Centro-oeste; de Porto Alegre (RS), na região Sul; de Belo Horizonte (MG), na região Sudeste. Superiores às capitais, eles oferecem grande Variedade de produtos e serviços.
Metrópoles Nacionais: Centros urbanos que pela importância e pela influencia, se sobrepõem as metrópoles. É no caso do Rio de Janeiro e de Brasília. São cidades que concentram indústrias e serviços especializados e desempenham funções de âmbito nacional e internacional.
Grandes metrópoles nacionais: Centros urbanos que, pela importância, se sobrepõem asas metrópoles nacionais. Segundo estudo divulgado em 2008 pelo IBGE, São Paulo (SP) é a única cidade do Brasil nessa condição.
Bibliografia: tirada do livro da escola!!!