hierarquia escolar
Na escola, esta divisão se faz pelo trabalho manual e o trabalho intelectual. A base da hierarquia escolar é o apoio administrativo, e o topo é composto pela direção da escola.
Cargos e funções dentro da escola
1. Diretor (a): Cabe ao Diretor Escolar articular todas as formas da gestão, direcionando-as para o foco central do fazer da Escola: o ensinar e o aprender.
Assim, a Gestão Financeira tem por objetivo cuidar para que os investimentos sejam empregados na conservação do prédio e do patrimônio escolar, na aquisição do material necessário para o funcionamento da Escola, na capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação, na avaliação da aprendizagem, na aquisição de material didático-pedagógico, e, sobretudo, no desenvolvimento e implementação do Projeto Pedagógico. Administrar a instituição escolar, nesse aspecto, significa fazer escolhas. É empregar, com a participação da comunidade escolar, os recursos de que a Escola dispõe a serviço das prioridades de seu Projeto Pedagógico.
Quanto ao direcionamento administrativo, do cumprimento das leis e planos da Escola à consecução do processo pedagógico e suas implicações, da vida escolar dos alunos e seu desempenho na aprendizagem aos processos burocráticos dos registros, do zelo pela vida funcional de seus servidores ao emprego transparente dos mecanismos de democratização da Escola, todo esse fazer deve ter por objetivo possibilitar à Escola maximizar ainda mais seus pontos fortes e minimizar os pontos fracos, buscando o sucesso no desempenho de todos.
2. Coordenador (a): O coordenador pedagógico tem, além, das funções pedagógicas, a tarefa de resolver os conflitos no espaço escolar, como os de ordem burocrática, disciplinar e organizacional. Ele deve dispor de métodos e ações que colaboram para o fortalecimento das