hidrólise enzimática
Tipos de Digestão (de acordo com o local da ocorrência):
* Intracelular: Ocorre totalmente no interior das células e é realizada pelo Lisossomos. Presente nos Protistas e Poríferos, estes possuem os Coanocitos (células responsáveis pela digestão) Que apresentam flagelo.
* Extra e Intracelular – A digestão inicia-se no tubo digestório (quebra paxial) e completa-se no interior da célula (fagocitose). Ocorre nos cekenterados, platelmentos e alguns moluscos.
* Extracelular – digestão ocorre totalmente no tubo digestório do animal. Ocorre na maioria dos invertebrados, protocordados e nos vertebrados (peixes, anfíbios, reptéis, aves e mamíferos).
* Extra corpórea – como o nome diz ocorre fora do corpo do animal na própria presa. Exemplos clássicos são o da Aranha, que injeta seu suco digestório no corpo da presa onde ocorre a digestão, e também da Levedura (fermento biológico), que é um fungo.
Tipos de Alimentos:
* Construtores ou Plásticos - ricos em proteínas e lipídios.
* Energéticos – ricos em açúcares;
* Reguladores - ricos em vitaminas e sais minerais;
* Misto: mais de uma função.
Substratos e Produtos da Hidrólise:
* Glicídeos são quebrados em monossacarídeos (glicose, frutose, galactose)
* Proteínas são quebradas em aminoácidos;
* Ácidos Nucleicos viram nucleotídeos (açúcar, base nitrogenada e fosfato)
* Lipídios são quebrados em ácidos graxos e glicerol;
*Vitaminas, água e sais minerais não sofrem digestão e são absorvidos como estão.
Enzimas - são proteínas produzidas pelos ribossomos, por comando genético. Elas são específicas, geralmente com terminação -ase e catalisam (aceleram) as reações químicas do corpo, como a Hidrólise. Exemplos de Enzimas Digestivas: catepsina, fosfases, colagenase.
Digestão: é o processo de transformação de moléculas de grande tamanho, por hidrólise