Hidrólise de sais
Hidrólise de Sais: Experimento realizado em 08 de outubro de 2014.
2. OBJETIVO:
Interpretar os equilíbrios envolvidos nas reações de hidrolise de sais e conhecer as cores de indicadores mais comuns, em meios ácidos, básicos e neutros. A utilização de indicadores ácidos-bases para determinação de ph, a fim de explicar as hidrolises dos sais com base nos valores de ph das soluções e assim equacionar as equações de hidrolise.
3. RESUMO:
Através da aula prática em laboratório da disciplina Química Aplicada foram analisados diferentes substâncias para determinar seu ph.
4. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Segundo Svante Arrhenius, os ácidos como substâncias que, em solução aquosa, liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos (OH‾). Assim, quando diluído em água, o cloreto de hidrogênio (HCl) ioniza-se e define-se como ácido clorídrico, como segue:
Já o hidróxido de sódio, popularmente conhecido como soda cáustica, quando em solução aquosa, libera uma hidroxila, definindo-se assim como base:
Por outro lado, segunda a teoria de Bronsted – Lowry e de Lewis é que em uma reação um ácido tende a receber par de elétrons e doar prótons, enquanto, as bases tende a doar elétrons e receber prótons.
5. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS:
Tubo de ensaio
Baqueta
Papel tornassol
Papel indicador universal
Água destilada
Espátula
Sais indicados
5.1. PROCEDIMENTO:
Em uma bateria de tubos de ensaio, foi adicionado cerca de 20 ml de água destilado, e uma ponta de espátula dos sais indicados na tabela abaixo, depois foi necessário uma baqueta para diluir o sal, usou-se papel tornassol e papel indicador universal para se obter os resultados da tabela a seguir:
SAIS
TORNASOL pH Na₂CO₃
Azul
11 (Básico)
NH₄Cl
Rosa
6 (Acido)
Na₂HPO₄
Azul
9 (Básico)
NH₄CH3₃COO
Azul/Rosa
7,5 (Neutro)
NH₄NO₃
Rosa
6 (Acido)
NaCl
Azul/Rosa
7 (Neutro)