Hidrovia Itacoatiara
Itacoatiara possui um importante porto fluvial, responsável por uma grande quantidade de transporte de cargas, sendo o segundo maior porto fluvial escoador do país, pois chegam diariamente cargas vindas de cidades como Belém, Cuiabá, Manaus e Santarém.
Itacoatiara está localizada junto à bacia hidrográfica Amazônica. Os rios que passam por Itacoatiara são os rios Solimões e o Rio Negro, que formam o Rio Amazonas.38 O rio Solimões começa no Peru e, ao entrar no Brasil, no município de Tabatinga, recebe o nome de Solimões.
A Hidrovia do Rio Madeira localizada na Amazônia Ocidental é a única ligação entre Manaus e o Centro-Oeste, pois a rodovia BR-319 que faz a ligação até Porto Velho encontra-se há muitos anos intransitável devido a diversos trechos interrompidos.
Com 1.060 km de extensão navegável, a hidrovia tem início em Porto Velho, capital de Rondônia e termino no Porto de Itacoatiara no Rio Amazonas no estado homônimo. A largura média do Rio Madeira é de 1.000 metros condição que permite a navegação de comboios de empurra, rebocador atrás, composto por até 20 barcaças de 2.000 toneladas cada uma no período das cheias, de fevereiro a maio. No período das águas baixas, de julho a outubro os comboios são menores formado por 9 barcaças.
A Hidrovia do Madeira terceira maior hidrovia em volume na navegação interior, transportou mais de 4.040.600 toneladas em 2011, ficando atrás apenas da Hidrovia Solimões-Amazonas, está com o dobro da tonelagem. A Hidrovia do Madeira também se destaca pelo volume de soja transportado, 2,2 milhões de toneladas, que corresponde a 55% do total de carga transportado na hidrovia. As linhas de navegação que mais utilizaram a hidrovia foram Porto Velho/RO – Itacoatiara/AM , Porto Velho/RO - SantarémzPA e Porto Velho/RO – Manaus/AM.
O Porto de Itacoatiara pode atender até 40 barcaças por semana e carrega um navio de 40.000 a 60.000 toneladas em 4 dias. A distancia até o mar é de 600 milhas marítimas, 1.111