Hidroterapia
ANTERIOR (LCA)
A Hidroterapia é definida como o uso da água, independentemente de sua temperatura para fins terapêuticos, O uso da água aquecida auxilia no relaxamento muscular, auxilia também na diminuição da dor, reduz espasmos e contraturas musculares, causa mudanças fisiológicas aos pacientes.
O meio aquático permite o tratamento e a reabilitação física em pacientes com diferentes tipos de distúrbios, como indivíduos com lesões musculares, fraturas, com artrite, artrose ou reumatismo, problemas ortopédicos, neurológicos, psicológicos e respiratórios. A água diminui impactos se comparado ao meio terrestre, por meio de suas propriedades físicas que são pressão hidrostática, densidade, flutuação, viscosidade.
O joelho possui quatro ligamentos principais sendo dois ligamentos colaterais, e dois ligamentos cruzados (anterior e posterior), o LCA é a estrutura mais lesionada comumente nos esportes, pois é responsável por evitar movimentos de anteriorizacao da tíbia e rotacão do joelho. Alem disso o LCA tem função proprioceptiva agindo também como auxiliar em todos os movimentos dos complexo articular do joelho.
O rompimento de LCA raramente ocorre por um trauma direto, é relatado dor aguda e estalo, a sua ruptura deixa o joelho frouxo, sendo necessária cirurgia reconstrutora. São usadas técnicas de cirurgia, umas delas é a reconstrução com tendões flexores usa enxerto dos tendões músculo semitendineo e grácil e a outra osso-tendao-osso que usa enxerto do tendão patelar. Na água indivíduos que tenham restrição de flexão e extensão encontram maior mobilidade para movimentar a articulação do joelho, aumentando assim o movimento articular.
Objetivo
O ligamento cruzado anterior (LCA) quando pós-operado causa restrição da ADM, fraqueza da musculatura, edema articular, inseguraça do indivíduo ao realizar atividades funcionais, causando dificuldades na marcha,