hidroterapia
FORTALEZA
2013
TRATAMENTO DE PATOLOGIAS TRAUMATO – ORTOPÉDICAS ATRAVÉS DA HIDROTERAPIA
FORTALEZA
2013
RESUMO
Este artigo tem o intuito de demonstrar a importância da hidroterapia no tratamento de pacientes com lesões traumato - ortop, utilizando a água como fins terapêuticos. O objetivo foi avaliar a influência dos exercícios de hidroterapia em lesões traumato - ortopédicas, bem como verificar a influência destes recursos na qualidade de vida, flexibilidade e força desses pacientes. O método utilizado foi o bibliográfico, através de buscas eletrônicas, consultas literárias. Os resultados mostram que a hidroterapia aumenta a amplitude de movimento e flexibilidade muscular, reduz possíveis dores, promove a reabilitação postural e conseqüente melhora a capacidade funcional e qualidade de vida. Concluiu-se que a utilização da hidroterapia em pacientes com lesões traumato – ortopédicas acarreta melhoras significativas na qualidade de vida desses pacientes.
Palavras-chave: hidroterapia; Traumatologia;
1 INTRODUÇÃO
A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico de grande valia que utiliza piscinas aquecidas para tratar diversas disfunções. Todavia, nos tempos atuais, o grupo de técnicas e métodos que a integram, quando esta é aplicada por fisioterapeutas, passou a ser denominada de fisioterapia aquática (SILVA, 2012).
A fisioterapia tem como objetivo a inibição da atividade reflexa anormal para normalizar o tono muscular e facilitar o movimento normal, com isso haverá uma melhora da força, da flexibilidade, da amplitude de movimento, dos padrões de movimento e das capacidades motoras básicas para a mobilidade funcional. A hidroterapia vem crescendo como modalidade de