hidrostática
A Hidrostática é a parte da Física que estuda os fluídos (tanto líquidos como os gasosos) em repouso, ou seja, que não estejam em escoamento (movimento).
Além do estudo dos fluídos propriamente ditos, serão estudadas as forças que esses fluídos exercem sobre corpos neles imersos, seja em imersão parcial, como no caso de objetos flutuantes, como os totalmente submersos.
1. Massa Específica; Densidade
Ao se afirmar que a massa específica da água é de 1000 kg/m³ estamos informando que 1 m³ de água possui uma massa de 1000 kg. Isto nos permite deduzir a definição de massa específica, que é a relação entre a massa e o volume ocupado por essa massa:
A massa específica é definida para corpos homogêneos. Já para os corpos não homogêneos essa relação é denominada densidade:
2. Pressão
A pressão é definida como a aplicação de uma força distribuída sobre uma área:
A unidade de medida da pressão é newton por metro quadrado (N/m²). A pressão pode também ser exercida entre dois sólidos. No caso dos fluídos o newton por metro quadrado é também denominado pascal (Pa).
3. Princípio de Stevin
O princípio de Stevin nos permite calcular a pressão em um líquido em repouso, estando com sua superfície livre em contato com a atmosfera:
Uma das consequências do princípio de Stevin é:
“Em um líquido em equilíbrio, a pressões são iguais em todos os pontos da mesma horizontal”.
4. Pressão atmosférica
No planeta Terra em qualquer parte de sua superfície os corpos estão envoltos em um fluído gasoso, o ar. Como todo fluído ele causa uma pressão nos corpos nele imersos.
A pressão atmosférica deve ser expressa em Pa (N/m²). Mas outras unidades podem ser encontradas:
- atmosfera (atm)
- milímetros de mercúrio (mmHg) ou centímetros de mercúrio (cmHg)
- metros de coluna de água (mca).
Então, é possível relacionar as várias medidas comparando-se os valores da pressão atmosférica ao nível do mar:
1 atm = 101325 Pa = 10,2