hidrostatica
Brenda Diniz Ferreira
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
UFMA –Pinheiro - MA
Curso Licenciatura em Ciências Naturais
Professor: Rogério Cardoso
E-mail: dinizbrenda6@gmail.com
1. Introdução
A hidrostática é a parte da física que estuda o comportamento dos fluídos quando em repouso. Um fluido, de uma forma simples, pode ser entendido como sendo toda substância que escoa facilmente e se molda a qualquer recipiente que o contenha. Isto acontece porque um fluido é uma substância que não oferece resistência à tensão de cisalhamento.
Ao estudar hidrostática é de suma importância falar de densidade, pressão, Princípio de Pascal, empuxo e o Princípio Fundamental da Hidrostática.
Aqui abordaremos apenas densidade.
2. Objetivos
Enunciar o conceito de hidrostática;
Observar o que ocorreu durante o experimento;
Explicar o que aconteceu e como aconteceu.
3. Fundamentação teórica Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. Este nome faz referência ao primeiro fluido estudado, a água, é por isso que, por razões históricas, mantém-se esse nome. Fluido é uma substância que pode escoar facilmente, não tem forma própria e tem a capacidade de mudar de forma ao ser submetido à ação e pequenas forças. A palavra fluido pode designar tanto líquidos como gases.
3.1.Densidade
Densidade (ou massa específica) de um corpo é a relação entre a massa do m e o volume do mesmo, ou seja:
A densidade informa se a substância do qual é feito um determinado corpo é mais ou menos compacta. Os corpos que possuem muita massa em pequeno volume, como é o caso do ouro e da platina, apresentam grande densidade. Já os corpos que possuem pequena massa em grande volume, como é o caso do isopor, apresentam pequena densidade. A unidade de densidade mais usada é 1g/cm3. Para a água temos que a sua densidade é igual a 1g/cm3, ou seja, 1cm3