Hidrostastica
Nota:
Rua do Rosário, 300, Centro - Guarulhos SP.
Aluno:__________________________________________________________ RA____________
Turma:______EEL – Curso Engenharia Elétrica – prof. Ailton Fernandes Costa
Exercícios 1 AV2 – Fundamentos da Hidrostática e Calorimetria – 18.out.2013
1. Unifor-CE Mediu-se a temperatura de um corpo com dois termômetros: um graduado na escala Celsius, e outro, na escala
Fahrenheit. Verificou-se que as indicações nas duas escalas eram iguais em valor absoluto. Um possível valor para a temperatura do corpo, na escala Celsius, é:
a) – 25
b) – 11,4
c) 6,0
d) 11,4
e) 40
2. Cefet-PR Quando dois corpos, de materiais diferentes e massas iguais, estão em equilíbrio térmico podemos afirmar que:
a) ambos possuem a mesma capacidade térmica;
b) ambos possuem a mesmo calor específico;
c) ambos possuem a mesma temperatura;
d) ambos possuem a mesma variação térmica;
e) ambos possuem a mesma quantidade de calor.
3. I.E. Superior de Brasília-DF O orvalho, o nevoeiro, a geada, a neve e o granizo são processos que fazem parte do ciclo da água, mas que só ocorrem sob determinadas condições na atmosfera. O ar, o solo e as folhas são aquecidos durante o dia pela radiação solar, e são resfriados durante a noite. Por possuírem constituição diversa, esses materiais se aquecem ou se esfriam diferentemente. Isso possibilita ao solo e às folhas aquecerem-se mais que o ar durante o dia e, da mesma forma, resfriarem-se mais que o ar durante a noite. Esses fatores propiciam a formação do orvalho, ou seja, o vapor d’água contido no ar entra em contato com superfícies que estejam a temperatura mais baixa – abaixo do ponto de orvalho – e se condensa. Esse processo é análogo à condensação do vapor d’água em torno de copos ou garrafas gelados. Geralmente, nas noites de vento não há formação de orvalho, pois o vento favorece a troca de calor com o meio, impedindo o ponto de orvalho no solo.
O texto acima cita