HidroSiembras
1058 palavras
5 páginas
Meio Ambiente do Brasilwww.projar.com.br
HIDROSSEMEADURAS PROGREEN
Soluções técnicas para o meio ambiente
Hidrossemeaduras PROGREEN
Quando um solo fica completamente desprovido de cobertura vegetal, iniciam-se uma série de processos erosivos e ecológicos. Ambos processos estão intimamente ligados influenciando, em grande medida, a evolução de uns sobre os outros. Os processos erosivos podem ter efeitos positivos sobre a sucessão ecológica
(evolução da cobertura vegetal) já que através destes processos, a água e o solo são transportados desde as fontes (zonas com menores necessidades, menor cobertura ou densidade vegetal) aos sumidouros (zonas mais exigentes e capazes de retê-los, maior cobertura ou densidade) esta dinâmica é inerente às comunidades vegetais naturais e favorece a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.
O problema aparece quando existe um desequilíbrio, sendo as taxas de erosão maiores que a de desenvolvimento da cobertura vegetal.
Neste caso, os processos erosivos têm uma influência negativa na sucessão ecológica já que dificultam a formação do solo e, portanto, as possibilidades de colonização vegetal. Este desequilíbrio geralmente tem lugar em solos transformados artificialmente em que, por necessidades estruturais ou económicas, é necessário gerar novas superfícies de terreno de grande extensão, alta inclinação, baixa fertilidade e dificuldade para a entrada espontânea de propágulos vegetais.
São nestas situações que é necessário adotar medidas corretoras que acelerem a revegetação inicial e assim evitem ou reduzam a erosão.
Ambas atuações terão um efeito benéfico tanto na posterior evolução da sucessão ecológica como na formação do solo e estabilização dos terrenos. Hoje em dia a técnica mais utilizada pela sua economia e funcionalidade é a hidrossemeadura, mediante esta técnica é possível implantar coberturas vegetais de espécies pioneiras que crescerão rapidamente, facilitando o controle da erosão e,