HIDROQUINONA
Hoje a hidroquinona esta sendo muito usada como um despigmentante, para tratamentos de manchas como o melasma, que possui o aumento da excreção da melanina que impedir a sua produção de melanócitos. Sendo que ela não produz a despigmentação definitiva, que acaba minimizando a oxidação enzimática da tirosina e de outros processos dos melanócitos.
Sua principal indicação como falada no paragrafo acima é para um tratamento gradativo para uma pele hiperpigmentada, ou seja, de inibir a tirosinase, diminuição dos melanócitos e bloqueio da síntese DNA E RNA.
Indicação para clareamento gradativo sardas, melasma, melanoses solares que é um tratamento que não pode ser parado, sempre esta fazendo para que tem uma eficácia no tratamento.
CONTRA INDICAÇÃO
A contra-indicação da hidroquinona são para pessoas que possuem a pele hipersensíveis, gravidas e mulheres amamentado e não utilizar em grandes partes do corpo. Que podem acabar levando machas mais escuras, queimaduras devido a forma incorreta do uso e da prescrição. A hidroquinona nunca pode ser usada sem o acompanhamento do protetor solar durante o tratamento que pode caucionar irritações e queimaduras solares.
Pode levar efeitos colaterais como dermatite de contato, descoloração da unha, hipergmentação pôs inflamatória na região da face, podem aparecer telangiectasias e entre outras deformidades da aparência da pele como uma despigmentação local, a consequência de destruição de melanócitos definitiva. Sendo que podem aparecer varias consequências devido o uso incorreto da hidroquinona e um mais difícil de acontecer é a ocronese, que uma pigmentação puxada, mas para o acinzentado, devido uso mais prolongado do tratamento só com a hidroquina com uma porcentagem alta. As peles mas expostas a esses resutados negativos são as dos V e VI segundo sua classificação de fizpratick , são peles mas escuras.