Hidromel Final
CAMPUS CHAPECÓ
ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA
HIDROMEL: O RETORNO
Alunas: Amanda Alexandre Cordeiro,
Daiane Naiara Mayer,
Emanueli Alessandra da Silva,
Luana Deboni,
Valéria Spagnol Vanin.
Orientadora: Saionara Greggio.
Chapecó, dezembro de 2014. 1. Justificativa
A partir do eixo integrador “A era da reprodutibilidade técnica”, que trata dos avanços nas formas de produção e a sistematização do trabalho nas mais diferentes áreas, escolhemos o tema hidromel, pois a bebida vai contra todos esses progressos, já que são mantidos até hoje os mesmos processos artesanais de produção.
Dessa forma, pretendemos conhecer os processos de fabricação da bebida bem como suas origens históricas e mitológicas. Também, queremos entender por que o hidromel deixou de ser popular depois da Idade Média e por que está voltando a ser popular por todo o mundo nos dias atuais, além de realizar a experiência de produzir hidromel caseiro. 2. Objetivos 2.1. Objetivo Geral Entender por que o hidromel perdeu sua popularidade ao longo do tempo e por que a produção dessa bebida tem sido retomada atualmente. 2.2. Objetivos Específicos
Pesquisar o histórico do hidromel, bem como, as diversas mitologias que fizeram da bebida um símbolo sagrado e divino;
Conhecer e mostrar o processo de feitura do hidromel;
Produzir hidromel caseiro.
3. Metodologia
Faremos o trabalho a partir de pesquisas na internet e em alguns livros que possamos associar ao assunto. Além disso, entrevistaremos um produtor de hidromel, e se possível visitaremos o local de produção da bebida.
Realizaremos também uma experiência, produzindo hidromel caseiro sem álcool a partir de ingredientes como: mel, água, limão e especiarias.
4. Fundamentação teórica
4.1. Origem histórica do hidromel
De acordo com Tales Pinto, o hidromel é uma bebida fermentada a base de mel e água, que pode ser considerada a bebida alcoólica mais antiga já criada e mais conhecida e