Hidrologia
Acadêmicas de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Resumo
O objetivo do presente trabalho é abordar os benefícios da industrialização da construção civil, ou seja, estruturas pré-fabricadas de concreto ou metálico, coberturas pré-fabricadas, alvenarias de painéis pré-fabricados, paredes de “dry-wall”, esquadrias prontas com vidro, entre outros, e como eles auxiliam na melhoria dos custos e na rapidez da obra tão necessária para os dias atuais. Analisando duas obras de um edifício residencial sendo que uma utiliza o método tradicional e outro o método industrializado. Com isso é possível fazer uma comparação entre suas etapas. Essa comparação é feita de acordo com o orçamento previsto de cada prédio. A construção industrializada em obras de grande e média escala pode melhorar a relação Tempo X Custo. Isso ocorre por que em uma obra industrializada é possível determinar a duração da obra com mais segurança, além de diminuir os desperdícios que em uma obra tradicional chega 25% do seu valor total. Desse modo, a inovação dos pré-fabricados tem grandes vantagens: qualidade, velocidade na construção e economia.
Palavras-Chave: Industrialização, Pré-fabricados e Construçao Civil.
1- Introdução
O processo de racionalização no Brasil, no setor da construção, consolidou-se a partir dos anos 70, particularmente para a construção habitacional, onde várias medidas foram implementadas. No entanto, o significado do termo apresenta definições variadas na literatura.
A racionalização é o processo mental que governa a ação contra os desperdícios temporais e materiais dos processos produtivos, aplicando o raciocínio sistemático, lógico e resoluto, isento do influxo emocional ( ROSSO, 1980).
A falta de consenso quanto a definição clara e objetiva para o processo de racionalização, evidencia que existe uma grande variabilidade quanto a implantação de medidas concretas