hidrologia
O Aquecimento Global está mudando o clima do nosso planeta e a vida de muitas pessoas. A Terra esta mudando e ficando cada vez mais quente. Essas mudanças são provocadas principalmente pela ação do homem na natureza. Com a grande queima de combustíveis fósseis, o efeito estufa está retendo cada vez mais calor sobre a Terra. Toda atividade humana não bem planejada pode trazer danos. O degelo dos pólos, a consequente elevação do nível do mar, as alterações nas correntes marítimas, presença de furações e desastres ambientais cada vez mais ocorrentes e em maior escala são resultado das mudanças climáticas em toda superfície do planeta.
No Brasil, as mudanças climáticas já atingiram e mudaram também a vida de muitas pessoas, principalmente no Sul, Nordeste, Região Amazônica e na faixa litorânea do nosso país. As tempestades estão cada vez mais violentas, os períodos de seca estão mais longos. Na Região Sul a falta de água esta afetando as plantações e as criações. Ambos estão morrendo em decorrência da seca, e sem ter como produzir para o próprio sustento o homem está deixando o campo para viver nas cidades. Antagônico a essa realidade, em algumas cidades as fortes tempestades tem desabrigados pessoas com as inundações. Também no Sul o furacão Catarina, o primeiro registrado no Atlântico Sul, matou e desabrigou inúmeras pessoas. O degelo nos pólos e o aumento do nível do mar irão desaparecer com inúmeras ilhas e também cidades costeiras. Todo país irá sofrer com os impactos tanto financeiros quanto sociais que o desaparecimento dessas cidades irá causar.
No Nordeste, o desmatamento da vegetação nativa tem causado a desertificação dessas áreas, que vêm avançando em toda região. Os locais desertos são impróprios para criação de animais e também impróprios à lavoura, tornando-se assim também inapropriados até a sobrevivência humana. A falta de água já faz parte da realidade e do cotidiano dessa população. O