Hidrologia
A climatologia é o estudo estatístico dos fenômenos atmosféricos com o objetivo de caracterizar o clima (definido como “um tempo médio”, ou um conjunto de condições normais que dominam uma região durante um período de tempo longo) de acordo com sua localização geográfica, estação do ano, altitude, etc.
Devido à complexidade da meteorologia, a ciência é dividida em alguns campos de estudo, como a Meteorologia Física (fenômenos relacionados de forma direta com a física e a química), a Meteorologia Sinótica (relacionada com a previsão do tempo), a Meteorologia Dinâmica (relacionada aos movimentos atmosféricos e baseada nas Leis da Mecânica dos Fluidos e da Termodinâmica Clássica) e a Climatologia.
Existem alguns órgãos que estão envolvidos na meteorologia, como por exemplo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que foi fundada em 1950 e é uma agencia especializada das Nações unidas (ONU) desde 1951. A OMM é composta por 189 membros (sendo 183 estados e 6 territórios) e sua sede encontra-se em Genebra, Suiça. Desde a fundação da OMM o Brasil é um estado-membro e o Centro de Hidrografia Marinha (CHM) é o órgão operacional responsável pelas atividades de Meteorologia Marítima na METAREA-V.
A missão da OMM é Facilitar a cooperação mundial na criação de redes de estações para a realização de observações meteorológicas, bem como hidrológicas e outras observações geofísicas relacionadas com a meteorologia, e promover o estabelecimento e a manutenção de centros encarregados da prestação de serviços meteorológicos e afins, assim como promover o estabelecimento e manutenção de sistemas de troca rápida de informações meteorológicas e