hidrologia
Produto complexo de natureza orgânica, associações de hidrocarbonetos (com consistência sólida, líquida ou gasosa), origem natural ou pirogênica, completamente solúvel em dissulfeto de carbono (cs2). tem propriedades de aderência aos agregados pétreos.
CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DOS MATERIAIS BETUMINOSOS
São materiais aglomerantes (ou ligantes), Não necessitam adição de água para darem início à pega, Aglutinam e fazem aderir agregados por viscosidade e certa rigidez Faz o papel não só do aglomerante como da água.
São hidrófugos: Vantagem: emprego como material de estanqueidade na impermeabilização. Desvantagem: exigem agregados secos para garantirem a aderência, Exige o cuidado de evitar que a água não desloque o aglomerante depois de aderido.
Têm grande sensibilidade à temperatura: amolecem com o aumento, endurecem com a diminuição da mesma. Vantagem: trabalhabilidade, simples aquecimento. Desvantagem: escorrem e se deformam facilmente no verão tornam-se duros e quebradiços, podendo fendilhar, no inverno. Diferente dos aglomerantes hidráulicos que são insensíveis às variações higrométricas.
Quimicamente inertes. Tornam-se indicados para o emprego sob a forma de revestimento e tintas de proteção.
Na construção civil são empregados: para a proteção de metais (alumínio, chumbo e zinco) da ação química da cal das argamassas e da cal liberada pelo cimento durante a pega. Quando expostos às intempéries, sofrem uma lenta alteração devido a uma soma de fenômenos físicos e químicos, conhecidos como envelhecimento dos materiais betuminosos. Causa física: evaporação dos constituintes que lhe conferem plasticidade: óleos mais ou menos voláteis; Causa (química) é a oxigenação de seus constituintes principais, pela ação do oxigênio do ar, com a formação de CO2 e H2O, que se desprendem. Formam-se também outros produtos oxigenados, álcoois e