Hidrologia
ferro fundido
Os ferros fundidos são ligas de ferro e carbono com teores elevados de silício e também são fabricados a partir do ferro-gusa.
No ferro fundido o carbono está presente com teores entre 2 e 4,5%.
Como conseqüência são mais duros do que o aço. Além disso, por causa do silício, forma-se grafite em sua estrutura, o que os tornam mais frágeis. Portanto, não é possível forjá-los, estirá-los, laminá-los ou vergá-los em qualquer temperatura.
ferro fundido
A transformação do gusa acontece em dois tipos de fornos: • forno elétrico
• forno cubilô
No forno elétrico, o processo é semelhante ao de produção do aço.
ferro fundido
O forno cubilô trabalha com ferro-gusa, sucata de aço, calcário (para separar as impurezas), ferro-silício, ferromanganês e coque (combustível). Funciona sob o princípio da contra-corrente (como o alto-forno), ou seja, a carga metálica e o coque descem e os gases sobem.
O forno cubilô não permite que se faça um controle rigoroso da composição química do metal. Por isso, ele é empregado para a produção de ferro fundido que será usado na fabricação de peças que não sofrerão grandes esforços. Para a produção de ferros fundidos de alta qualidade, são usados fornos elétricos ou fornos cubilô em conjunto com os fornos elétricos.
ferro fundido
Tipos de ferro fundido
O ferro fundido é uma liga ternária. Isso quer dizer que é composto de três elementos: ferro, carbono (2 a 4,5%) e silício (1 a 3%). Existe ainda o ferro fundido ligado, ao qual outros elementos de liga são acrescentados para dar alguma propriedade especial à liga básica.
Dependendo da quantidade de cada elemento e da maneira como o material é resfriado ou tratado termicamente, o ferro fundido será cinzento, branco, maleável ou nodular.
ferro fundido
O que determina a classificação em cinzento ou branco é a aparência da fratura do material depois que ele resfriou. Essa aparência, por sua vez, é determinada pela