Hidrologia
A água é indispensável para a sobrevivência humana. Sua crescente utilização tem conduzido não só à redução de disponibilidade como também à degradação da qualidade. O aumento da demanda é conseqüência direta do crescimento populacional, do desenvolvimento industrial e do aumento de outras atividades humanas. Grande parte das formas de utilização da água resulta em resíduos, que por sua vez podem causar poluição.
I.3. Definição de Hidrologia
Ciência que trata da água na terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, suas relações com o meio ambiente, incluindo suas relações com a vida.
I.4. Breve histórico da Hidrologia
A Hidrologia é uma ciência jovem, tendo seu maior desenvolvimento neste século, sob a pressão do grande impulso que foi dado às obras hidráulicas.
Os insucessos que vinham acontecendo anteriormente com as obras nos rios, resultantes principalmente de estimativas insuficientes de vazões de enchente, traziam conseqüências desastrosas que se agravavam com a ampliação do porte de obras, o progresso e desenvolvimento das populações ribeirinhas, bem como repercussões sobre a economia das nações pelo colapso operacional desses empreendimentos.
Devido à importância do controle da poluição e do planejamento das bacias hidrográficas, a partir da década de 1970, uma maior conscientização da população a respeito dos problemas ambientais deu novo impulso aos estudos e à aplicação da hidrologia.
I.5. Aplicações da hidrologia
Algumas aplicações são enumeradas a seguir:
a) Escolha de fontes de abastecimento de água para uso doméstico ou industrial
b) Projeto e construção de obras hidráulicas
b.1) Fixação das dimensões hidráulicas de obras de arte, tais como: pontes, bueiros, etc.;
b.2) Projeto de barragens; localização; escolha do tipo de barragem, de fundação e do extravasor;