HIDROLOGIA Pesquisa
É um tipo de medidor que se adapta muito bem para a medição d’água em sulcos ou canais. Podem ser construídos de folhas de metal e também de cimento ou madeira. A Figura seguinte apresenta as partes componentes do WSC Flume. Consiste basicamente em quatro seções: seção de entrada, seção convergente, seção contraída e seção divergente. Este tipo de medidor deverá ser instalado dentro do sulco, de modo que o seu fundo permaneça na horizontal, quer longitudinalmente, quer transversalmente. Seu fundo deve ficar no mesmo nível do fundo do sulco. Estará corretamente instalado quando a altura d’água na saída for menor que na entrada, o que normalmente acontece.
Para a medição de vazão, somente uma leitura na régua graduada em milímetro é necessária. Esta régua deve estar encostada na parede lateral de entrada. Mediante calibração prévia, os valores de carga hidráulica (cm) são convertidos em vazão (L s-1).
Esse conjunto consiste basicamente em quatro partes: Seção de entrada, seção convergente, seção contraída e seção divergente e o cálculo se dá da seguinte forma:
Q = a x Hb
Nesta fórmula os coeficientes “a” e “b” são experimentais, H representa a altura de lâmina d’agua medida em uma das laterais e Q à vazão da calha. Esse método também pode ser calculado através de tabelas que já fornecem os valores de vazão para diversos valores de altura de lâmina d’água “H”.
Fonte:
http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/leonardo/downloads/APOSTILA/Apostila%20IT%20503/IT503%20cap%201,%202,%203,%204,%205%20e%206%20-%202008.pdf
Calha Parshall
Princípio de Funcionamento:
A Calha Parshall é um dispositivo tradicional para medição de vazão em canais abertos de líquidos fluindo por gravidade. Muito utilizado em estações de tratamento de água para a realização de duas importantes funções:
1). Medir com relativa facilidade e de forma contínua, as vazões de entrada e saída de água do sistema.
2). Atuar como misturador rápido, facilitando a dispersão dos