Hidrografia
2. Defina bacia hidrográfica e rede de drenagem.
Bacia hidrográfica – são constituídas pelas vertentes do relevo e pela rede de drenagem do local.
Rede de drenagem – são formados por uma rede que engloba um rio principal, em conjunto com seus afluentes e subafluentes. Se a drenagem atinge o oceano é denominada exorréica, caso a água fique retida no interior do continente, é denominada endorréica.
3. O que é assoreamento? Quais as suas consequências?
Assoreamento é o preenchimento do leito dos rios, lagos e mares por sedimentos de qualquer natureza. Suas principais consequências são o aumento das superfícies de inundação e o comprometimento da navegabilidade.
4. Porque os rios, especialmente em trechos de planícies, possuem um leito maior e um leito menor? Mencione as consequências de não se levar em consideração esse fato na ocupação das várzeas de muitos rios, principalmente nas cidades.
Os rios apresentam uma variação na quantidade de água em seu leito ao longo do ano, chamada de regime do rio. O abastecimento dos rios pode está associado ao índice de chuvas ou de derretimento de neve e geleiras. Dessa forma, em períodos com maior derretimento ou precipitações os rios ocupam suas várzeas (áreas de inundação natural dos rios), ocupando o chamado leito maior e quando se tem uma diminuição desse quantitativo de precipitações e derretimentos, o rio estará ocupando apenas o seu leito menor (sua área de vazante).
A ocupação humana dessas zonas de várzeas agrava o problema das enchentes dos rios, principalmente nas cidades, onde grande parte dos solos são impermeabilizados e as águas escoam diretamente para dentro dos rios.
5. Quais são as principais