Hidrografia rio tietê
São Paulo
2005
RIO TIETÊ
A NASCENTE
Até a foz, no Rio Paraná, divisa com o Mato Grosso do Sul, vai percorrer 1136 quilômetros, recebendo nada menos que 5 mil afluentes. E essas gotas que brotam na nascente vagam quase 5 mil quilômetros até a foz do Rio da Prata, rio pagou um preço alto por atrair tanta vizinhança. Cálculos geológicos indicam que a nascente do Tietê tenha 12 bilhões de anos. "E nós o matamos em apenas 30", diz Roberta Brito, monitora do Parque da Nascente do Tietê, em Salesópolis. onde finalmente encontram o mar.
Pelo Tietê, nos séculos 16 e 17, seguiam as Monções - algumas das mais importantes expedições bandeirantes, responsáveis pela fundação de vários povoados em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Mas foi perto da nascente que floresceu a mais promissora urbe. Sem o Tietê, dificilmente a vila de São Paulo de Piratininga teria crescido e se industrializado a ponto de se transformar na maior megalópole do Hemisfério Sul.
Mas o rio pagou um preço alto por atrair tanta vizinhança. Cálculos geológicos indicam que a nascente do Tietê tenha 12 bilhões de anos. "E nós o matamos em apenas 30", diz Roberta Brito, monitora do Parque da Nascente do Tietê, em Salesópolis.
O RIO URBANO EM SÃO PAULO
"Isto não é mais um rio, é um canal de engenharia", explica Henry Dantas Strong, assistente de projetos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão responsável pela execução do projeto de aprofundamento da calha do Tietê (veja quadro). É o resultado de uma